Sabesp participa do 27º Congresso Técnico – Fenasan

Data: 18/08/2016
Fonte: Sabesp
A Sabesp apresentou um laboratório móvel que vai explicar a importância da água e noções de saneamento. Instalado dentro de uma carreta de caminhão, o equipamento terá simuladores de realidade virtual e jogos interativos para que o público possa testar a qualidade da água, visitar represas e saber sobre a limpeza da caixa-d’água, entre outros assuntos.

Essa estrutura está instalada na Fenasan (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo. A iniciativa, composta também pelo do 27º Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, foi aberta oficialmente ontem em cerimônia que contou com a participação do presidente da Sabesp, Jerson Kelman e reuniu representantes do setor e de expositores do evento que será aberto ao público hoje e se estende até a quinta-feira, 18.

Acompanhado de diretores e superintendentes da empresa, Kelman deu as boas-vindas aos participantes da feira e do congresso e falou sobre os desafios do saneamento no Brasil, com a necessidade da retomada de investimentos para levar os serviços de água e esgoto a toda a população. Ele disse que, com a superação da crise hídrica, a Sabesp está retomando pontos da agenda de saneamento que agora precisam ser enfrentados. “Eu estive aqui na abertura da Fenasan do ano passado e devo ter falado sobre a crise hídrica e é muito agradável estar de volta numa situação completamente diferente. Com a crise ultrapassada – eu tenho dito que a crise foi vencida com um pouco de sorte, muito trabalho da Sabesp e também pela adesão da população – isso é uma página virada. Estamos colocando o trem nos trilhos. Temos muita coisa pela frente, num ambiente muito diferente do ano passado. Eu desejo a todos um excelente evento, uma boa feira, boas discussões e que esses e outros temas sejam objeto da discussão e da reflexão de todos”, afirmou Jerson Kelman.

Os participantes da cerimônia também receberam as boas-vindas do presidente da Associação de Engenheiros da Sabesp (AESabesp), Olavo Prates Sachs, que falou do papel da Fenasan e do congresso no desenvolvimento do saneamento, firmando-se como o principal evento do setor no Brasil. Ele prestou homenagem aos organizadores das primeiras edições da feira e chamou a atenção para o tema central do encontro deste ano. O secretário nacional de Saneamento Ambiental, Alceu Segamarchi Junior, também participou do evento de abertura.

“O tema central do congresso, ‘água ou escassez, qual o futuro que queremos?’, nos remete a uma das mais importantes reflexões do século 21, o enfrentamento da crise para garantir a qualidade e a quantidade de água para as futuras gerações. Os cerca de 20 mil visitantes esperados para a Fenasan 2016 certamente irão encontrar as maiores empresas do setor com seus equipamentos, sistemas, produtos e serviços para otimização do saneamento ambiental", declarou Sachs.

Programação variada
O primeiro dia de evento conta com a apresentação do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, que fará a Palestra Magna. O presidente da Sabesp, Jerson Kelman faz uma apresentação amanhã, 17, sobre estrutura tarifária.

Diretores, superintendentes e integrantes do corpo técnico da Sabesp participam de mesas redondas e apresentações durante o 27° Congresso Técnico AESabesp. Ao todo, serão 42 profissionais da empresa que debaterão assuntos, como “Lições aprendidas com a crise hídrica”, “Segurança de barragens e sistemas de gestão de riscos”, “Desafios da regulação do setor de saneamento”, “Água e esgoto – Desafios na RMSP e na Baixada Santista”, “Estrutura tarifária”, entre outros temas.



< voltar